domingo, 19 de dezembro de 2010

Lobo em pele de Chapéuzinho Vermelho


Uma garota de 14 anos marca de encontrar um homem mais velho que conheceu pela internet em um café. À medida que conversam e flertam, fica claro o interesse dele pela jovem e, da mesma forma, as intenções da moça de provocá-lo com seu rosto inocente e atitutes pretensamente maduras. É assim que começa o longa Menina Má.com (Hard Candy, EUA, 2005) de direção do estreante David Slade.
A jovem chamada Hayley (a ótima Ellen Page) é a garota de 14 anos que tenta seduzir o homem mais velho, um fotógrafo trintão chamado Jeff (Patrick Wilson). Inicialmente surge a impressão de que são presa e predador, respectivamente. A jovem Hayley age tão inocentemente que se tem a sensação de que o malvado Jeff a está manipulando para levá-la para sua casa. Mas basta o fotógrafo apagar misteriosamente depois de alguns drinks que a garota preparou para que o espectador perceba que ela não é tão inocente quanto aparentou inicialmente.
Embora a Ellen Page de Menina Má.com esteja longe da atuação brilhante que demonstraria em A Origem, por exemplo, não faz feio. E para uma produção gravada inteiramente em 18 dias, utilizando dois cenários e não mais do que quatro ou cinco atores, a produção de David Slade é mais do que merecedora de atenção e crédito, principalmente por ser baseada em fatos reais ocorridos no Japão (onde meninas procuram homens mais velhos na internet no intuito de os atrairem para armadilhas).
No decorrer dos 100 minutos de filme, notamos o sadismo de Hayley ao tentar arrancar do suposto pedófilo uma confissão. E embora Jeff negue qualquer participação no desaparecimento da adolescente Donna Mauer, Hayley insiste na certeza de que o desconhecido é um pedófilo e que achará provas que o incriminem. As cenas de tensão apenas se multiplicam e mostram o quanto a garota estava pronta para tudo o que podia acontecer quando foi para aquele encontro. Embora imoral, a satisfação que nasce no espectador frente aos atos violentos da garota é inegável, mesmo havendo sempre a possibilidade de o homem em questão ser totalmente inocente.
Apesar de levantar certas discussões totalmente relevantes e atuais sobre os perigos da internet, e embora possua muitos diálogos afiados entre o predador (Hayley) e a presa (Jeff), com um humor ácido e pesado, daquele que faz o espectador rir pela improbabilidade da situação ou pela densa camada emocional que o filme carrega, tais argumentos sobre o assunto nunca são aprofundados ou mesmo discutidos durante o longa. Uma pena. Seria um ponto positivo a mais. E a história deixaria de ser simplesmente algo divertido e sádico como mostra o cartaz do filme: a caçada de um lobo em pele de chapéuzinho vermelho.
"Menina Má.com". Título original: "Hard Candy". Ano: 2005. Nacionalidade: EUA. Diretor: David Slade. Roteiro de: Brian Nelson. Produzido por: Paul Allen, David Higgins, Jody Patton. Estrelando: Ellen Page, Patrick Wilson, Sandra Oh, Jennifer Holmes, Gilbert John. Música de: Harry Esscott, Molly Nyman. Duração: 103 min. Resenha escrita por: Guilherme R. Aleixo. Nota: 8,5/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário