segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

As 10 melhores trilhas sonoras do ano

As dez melhores trilhas sonoras de 2010 foram escolhidas, mas existem algumas que não devem ser esquecidas, só por que não chegaram as 10 mais! São elas:

Toy Story 3 - Randy Newman. Conhecido justamente pelas músicas dos dois primeiros filmes da trilogia Toy Story, Randy Newman que demorou 13 indicações ao OSCAR para finalmente vencer, criou novamente uma trilha que fez jus à trilogia que encantou milhões de pessoas e cujo final fez chorar outras milhões. Ainda que infantil, possui temas muito bacanas, mas não chega aos pés do trabalho feito por Michael Giacchino ano passado, em Up-Altas Aventuras, trilha que lhe rendeu o Academy Award.

Zona Verde - John Powell. Powell que trabalha em parceria com o diretor Paul Greengrass em tudo que o inglês faz, criou um tema semelhante ao de Jason Bourne (também de Powell e Greengrass), mas mesmo assim, muito vibrante e perfeito para um filme de ação com a edição frenética e câmera semi-documental que Greengrass proporciona. Embora seja tão boa quanto a trilogia Bourne, sua semelhança extrema a tirou dos dez melhores, mas ainda assim foi uma das trilhas mais bacanas do ano.

As Crônicas de Nárnia a Viagem do Peregrino da Alvorada - Harry Gregson Williams. Era de se esperar que Gregson Williams estaria entre os dez mais, com Crônicas de Nárnia, mas infelizmente, apesar do ótimo trabalho com a composição de uma peça de fantasia, Nárnia não ganhou seu espaço entre as dez melhores do ano, embora merecesse um lugar, assim como as duas citadas àcima. Mas infelizmente, não deu pra colocar todo mundo.

Músicas pelas quais aguardo ansiosamente:

War Horse - John Williams. Filme dirigido por Steven Spielberg, traz John Williams de volta depois de mais de dois anos, no final de 2011. Morrendo de espectativa, já que Williams é um dos maiores compositores do mundo e seus trabalhos com Spielberg são, no geral, espetaculares.

As Aventuras de Tintin - John Williams. Juntamente com War Hourse, Spielberg vai lançar Tintin no final de 2011, e logicamente ela contém a trilha de John Williams. A espectativa por esse é ainda maior, pois a série deve proporcionar um tema maravilhoso nas mãos do maestro.

A Árvore da Vida - Alexandre Desplat. Está mais do que na hora de Desplat ganhar seu primeiro OSCAR. É possível que no filme de Terrence Malick, com Brad Pitt e Sean Penn, ele finalmente consiga. Uma preview já foi lançada e o tema, é certamente um candidato pro ano que vêm.

Água para Elefantes - James Newton Howard. A Árvore da Vida era pra ter música de Howard, mas Água para Elefantes foi a aposta. Se ele repetir o trabalho de Eu Sou a Lenda do diretor Francis Lawrence, neste filme, será um trabalho e tanto. Se o filme vai ser tão bom, difícil dizer.

Lanterna Verde - James Newton Howard. Howard já trabalhou com Martin Campbell em Limite Vertical, e o resultado foi o melhor tema de sua carreira. Se ele repetir isso na adaptação dos quadrinhos da DC, vai ser espetacular. Já o filme, provavelmente vai ser uma porcaria.

Capitão América - John Powell. Powell normalmente é um compositor de filmes de ação e boas animações, por isso é uma boa escolha para esta adaptação da Marvel. O filme é promissor, e a trilha de Powell deve ser interessante, mas nada espetacular. Resta esperar pra ver.

Hanna - The Chemical Brothers. Com o diretor Joe Wright por trás desta obra de ação e suspense, uma trilha com a dupla de irmãos conhecidos como The Chemical Brothers, deve ser interessante como as trilhas de Sangue Negro e A Rede Social, de Johnny Greenwood e Trent Reznor.

Quem eu gostaria de ver trabalhanto junto: James Newton Howard e David Fincher em Os Homens que Não Amavam as Mulheres, filme que estréia no fim do ano. Se isso acontecesse, acho que eu ia ter um troço. O filme ainda está em processo de filmagem e não tem compositor definido. Fincher tem escolhas interessantes para a música em seus trabalhos e, mesmo achando difícil uma parceria entre Howard/Fincher, aguardo ansioso para ver o que ele vai fazer.

Este foi um ano muito interessante para a música de cinema e grandes compositores como Howard Shore, Hans Zimmer, James Newton Howard e Alexandre Desplat foram para a lista dos 10 mais deste ano. Teve de tudo. Drama, comédia, suspense, terror, ficção científica, mas principalmente, fantasia, aparentemente o melhor gênero de filme para criar obras musicais memoráveis. Afinal, os três primeiros colocados deste ano eram de filmes de fantasia. Saudade dos bons tempos em que a ficção-científica competia pau a pau com ela. Este ano, músicas como Tron e A Origem marcaram presença, mas a fantasia levou a melhor em - quase - todos os sentidos. Quem sabe ano que vêm isso se torna mais equilibrado? Tem Lanterna Verde como ficção e A Árvore da Vida como fantasia. Isso vai ser interessante. Aguardo ansioso pelo ano que vêm, por John Williams, James Newton Howard e tudo mais que vier.

Abraçoss e um ótimo ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário