sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Um Nome Genial... ou não?

A direção de Ron Howard e a atuação de Russel Crowe levaram este filme ao patamar dos dramas psicológicos bem construídos: é brilhante!


O filme Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, EUA, 2001), dirigido magnificamente por Ron Howard, conta a vida do matemático John Forbes Nash. Baseado na história homônima de Sylvia Nasar, o filme, protagonizado por Russel Crowe e Jennifer Connelly - com a participação especial de Ed Harris e muitas outras estrelas hollywoodianas -, conta a história de Nash, um matemático esquizofrênico que criou diversas teorias, trabalhou para o governo norte-americano e, em 1994, ganhou o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas.
O filme, baseado em sua história real, se desenvolve a partir de um trabalho de criptografia feito pelo matemático para o governo dos EUA. A partir de então, ele se torna paranóico e começa a ter alucinações e delírios relacionados a conspirações governamentais. A história flui facilmente através dos conflitos criados pela mente do personagem, mergulhando o público de cabeça em sua doença e deixando-o com a mesma sensação de Nash: não saber o que é alucinação e o que é real.
O filme de Howard trata das dimensões psicológicas e derivações filosóficas causadas por uma genialidade permeada e/ou, paralelamente - quem sabe, se relacionando -, a esquizofrenia. A complexidade da história cresce até o momento em que a doença mental é diagnosticada e o público se sente inclinado a ficar ao lado do gênio matemático, a acreditar em sua história. Acompanha-se a trajetória e as dificuldades do professor durante suas crises e a complicada situação que sua esposa enfrenta ao tentar encarar sua doença, persistentemente.
O filme é simplesmente brilhante. Sem trocadilho com o nome. As cenas de Nash ignorando suas alucinações, tentando superá-las renderam ao filme quatro Oscars e mais quatro indicações; quatro Globos de Ouro e mais duas indicações, entre outros prêmios. Sem dúvida é um filme que vale a pena assitir. Você sendo um gênio ou não.
"Uma Mente Brilhante". Título original: "A Beautiful Mind". Ano: 2001. Nacionalidade: EUA. Diretor: Ron Howard. Roteiro de: Akiva Goldsman. Produzido por: Brian Grazer e Ron Howard. Estrelando: Russel Crowe, Jennifer Connelly, Ed Harris. Música de: James Horner. Duração: 134 min. Resenha escrita por: Guilherme R. Aleixo. Nota: 9,0/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário