terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tinker quem?: O Melhor e o PIOR do OSCAR...



















Normalmente com as indicações do maior prêmio do cinema internacional, ocorrem surpresas e desilusões. Serão analisados categoria por categoria, os indicados e os favoritos, par que você escolha o seu, ou quem devia ter sido indicado no lugar.


Melhor Filme


O Artista - depois de rapar as principais categorias de prêmios da associação de críticos, O Artista do diretor Michel Hanazavicius tornou-se o favorito a levar o OSCAR de Melhor Filme este ano.

Os Descendentes - corre em segundo lugar para levar o prêmio de melhor do ano, justamente atrás de O Artista. Falam-se coisas maravilhosas sobre ambos os filmes. Resta esperar para assistir.

Tão Forte e Tão Perto - frisbee!!!!! Alerta de baboseira. Depois de ter sido mal criticado pela crítica e público, este filme que dificilmente é o melhor trabalho do diretor Stephen Daldry, roubou um lugar nas indicações no lugar de O Espião Que Sabia Demais, provavelmente o melhor filme do ano. Ridículo.

Histórias Cruzadas - já era de se esperar, após ser indicado ao Globo de Ouro, sindicado dos produtores, diretores e por aí vai.

A Invenção de Hugo Cabret - a nova superprodução infantil e em 3D do diretor Martin Scorcese, deve levar muitos prêmios técnicos, mas está muito longe da disputa do prêmio principal da noite.

Meia Noite em Paris - meio surpreendente, de fato. Entretanto, merecido. Meia Noite em Paris é um dos melhores filmes do diretor Woody Allen e deve levar o prêmio na categoria de melhor roteiro original.

O Homem Que Mudou o Jogo - filme de baseball com roteiro de Aaron Sorkin e direção de Benett Miller, é um filme que parece bom, mas que não deve ter muito apelo ao público brasileiro quando - ou se - estreiar.

A Árvore da Vida - eis sim uma surpresa. E uma BOA surpresa. O longa semi-abstrato de Terrence Malick foi esnobado pelas outras premiações (Globo de Ouro, BAFTA, SAG), mas conseguiu roubar indicações nas principais categorias do Academy Awards.

Cavalo de Guerra - para fechar a sessão dos indicados ao prêmio de Melhor Filme, entra a produção de Steven Spielberg. Embora seja um ótimo filme, tornou-se mera formalidade para fechar a lista dos indicados.


- Análise final: faltaram dois nomes importantes: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres e O Espião Que Sabia Demais. No caso deste segundo, o fato dele não ter sido indicado é uma das maiores marmeladas do OSCAR nos últimos dez anos. Quanto à adaptação de David Fincher do livro de Stieg Larsson, suas chances eram muito pequenas, visto a quantida de violência e abuso sexual no filme, e quantidade de velhos judeus conservadores na Academia. Quem ficou de fora também foi Drive que vem sido chamado de um dos melhores do ano. Mas também é violento demais para a Academia.


Melhor Ator


Demián Bichir (A Better Life) - que DIABOS? Muito difícil dizer, nesse ponto, se a indicação desse desconhecido ator mexicano foi justa ou não. Fato é que ele roubou o lugar do Ryan Gosling, que embora tenha estrelado dois grandes filmes, falhou de novo ao receber uma indicação.

George Clooney (Os Descendentes) - difíci dizer. Clooney tem recebido ótimas críticas pelo seu papel em Os Descendentes, mas a disputa com Dujardin é intensa e vale lembrar que ele já levou um OSCAR (Ator Coadjuvante por Syriana).

Jean Dujardin (O Artista) - vai ficar entre ele e George Clooney. Sem dizer uma palavra, o carismático Dujardin ganhou o coração dos críticos, mas quem tem levado os prêmios é Clooney. Difícil dizer, pelo menos até o dia da entrega, qual dos dois será o vencedor.

Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais) - demorou uns vinte anos, mas Gary Oldman finalmente conseguiu sua indicação de melhor ator - o que foi uma surpresa. Definitivamentea melhor atuação de sua carreira e seria maravilhoso ver o teatro desabar com uma vitória dele no Academy Awards.

Bradd Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo) - sob este ponto de vista, um dos mais fracos concorrentes ao prêmio de melhor ator. Mas sua indicação não foi nenhuma surpresa, e com certeza demonstra o amadurecimento do ator nos últimos anos.


Análise: a boa surpresa foi Gary Oldman, que merece levar a estatueta e não vai. A má surpresa foi a saída de Ryan Gosling, que constantemente é esnobado pela Academia. Fora isso, sem grandes mágoas ou surpresas.


Melhor Atriz


Glenn Close (Albert Nobbs) - nenhuma surpesa aqui. Close se transformou em homem e assumiu as rédias da produção, roteiro e trilha sonora. Indicação mais que merecida, embora o filme não tenha passado no Brasil.

Viola Davis (Histórias Cruzadas) - mais uma indicação para esta veterana e maravilhosa atriz. Mais uma derrota provavelmente, mas ela ainda pode surpreender. Veremos.

Rooney Mara (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) - uma surpresa, ela conseguiu se manter entre as indicadas. Mas será muito criticada pelo fato de ser americana, e por Noomi Rapace não ter sido indicada pelo mesmo papel de Lisbeth Salander.

Meryl Streep (A Dama de Ferro) - favorita para levar o prêmio de melhor atriz. Bobagem. Ela já venceu antes e é a recordista de indicações. Hora de dar pra outra pessoa.

Michelle Williams (Sete Dias com Marylin) - outra das meras formalidades da Academia junto com Mara, embora a indicação tenha sido merecida. Curiosamente, ela fez o que Marylin Monroe nunca fez: ser inciada ao OSCAR.


Análise: nenhuma surpresa, com excessão talvez de Rooney Mara que tirou o lugar de Tilda Swinton por Precisamos Falar Sobre o Kevin. Isso vai render reclamações, mas Mara é uma grande atriz.


Melhor Ator Coadjuvante


Kenneth Branagh (Sete Dias com Marylin) - absolutamente nenhuma surpresa. O espetacular Branagh ganhou outra indicação ao OSCAR depois de muitos anos. É um grande ator, mas vai perder para Christopher Plummer.

Johan Hill (O Homem Que Mudou o Jogo) - difícil ver um pingo de dramaticidade neste ator. Mais difícil ainda é avaliar seu trabalho por um filme que não estreou ainda.

Nick Nolte (O Guerreiro) - a grande surpresa desta categoria, também é uma declaração de amor para este carismático ator e uma mera formalidade, já que ele infelizmente não possui chance alguma. Mas só por que é formalidade, não significa que ele não mereça a indicação.

Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) - danou-se. O prêmio é dele e é muito difícil dar marmelada neste caso. E já era hora. O ator de 82 anos só foi indicado duas vezes ao prêmio e é claramente o favorito para levar a estatueta.

Max Von Sydow (Tão Forte e Tão Perto) - mais um dos grandes velhos a ser indicado. Ele é maravilhoso, de fato, mas o prêmio deve ficar com Plummer. E parece que o filme é ruim. Vai entender. Mas Von Sydow é sempre perfeito.


Análise: duas surpresas: Nolte e Sydow. Christopher Plummer e Kenneth Branagh são os favoritos mas o canadense deve levar a melhor - finalmente.


Melhor Atriz Coadjuvante


Bérénice Bejo (O Artista) - uma revelação que foi coroada com a indicação ao OSCAR. Mesmo assim, a vitória vai ser difícil, visto a lista de concorrentes.

Jéssica Chastain (Histórias Cruzadas) - outra grande revelação que também foi coroada com uma indicação ao Academy Awards. É uma atriz interessante e que promete muito.

Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento) - a simpatissíssima atriz de Mike & Molly provou ser mais do que uma grande atriz de comédia, ao ser indicada ao prêmio de atriz coadjuvante. Ela é maravilhosa, de fato.

Janet McTeer (Albert Nobbs) - difícil dizer, ainda mais sem ver o filme.

Octavia Spencer (Histórias Cruzadas) - é a favorita, e dificlmente outra atriz vai conseguir roubar-lhe o prêmio. A menos que alguma coisa muito estranha aconteça, claro. É uma grande atriz veterana, cujo prêmio já era aguardado.


Análise: sempre uma categoria difícil de avaliar, ainda mais sem ver os filmes. Mas sem grandes surpresas e o prêmio deve ficar com Octavia Spencer sem grandes sustos.


Woody Allen (Meia Noite em Paris) - não dá pra dizer que eu concordo, nem que eu discordo. Mas preferia que a indicação tivesse sido ou para David Fincher ou para Thomas Alfredson por O Espião que Sabia Demais.

Michel Hazanavicius (O Artista) - é um dos favoritos, juntamente com Martin Scorcese. Vai ser uma disputa relativamente acirrada, mas o prêmio deve ficar com ele.

Terrence Malick (A Árvore da Vida) - é a grande surpresa da categoria. Parecia que o lendário diretor seria esnobado por todas as categorias, mas ele conseguiu roubar um lugar no OSCAR e deixou muita gente - inclusive eu - de queixo caído.

Alexander Payne (Os Descendentes) - inegável que Payne seja um diretor talentoso, mas não vejo muita graça em seus filmes. De qualquer maneira, sua indicação não foi surpresa alguma. Se ele perder, também não vai ser nenhuma surpresa.

Martin Scorcese (A Invenção de Hugo Cabret) - é um dos favoritos. Mas a disputa está totalmente em aberto com Hazanavicius. Vale lembrar também que Scorcese já foi coroado uma vez.


Análise: a aparição de Malick entre os indicados foi uma grande surpresa. Mas ainda é a categoria mais marmelada da competição, ao deixar de fora diretores como Steven Spielberg, David Fincher, Nicholas Winding Refn e Thomas Alfredson. Ou seja, a mesma baboseira de sempre. Agora a disputa está totalmente em aberto entre Hazanavicius e Scorcese. Deve ser interessante. Se Hazanavicius ganhar, O Artista leva melhor filme.


Melhor Roteiro Original


O Artista - Michel Hazanavicius

Missão Madrinha de Casamento - Kristen Wiig e Annie Mumolo (QUE DIABOS ISTO ESTÁ FAZENDO AQUI?!)

Margin Call - O Dia Antes do Fim - J.C. Chandor

Meia Noite em Paris - Woody Allen É O FAVORITO

A Separação - Asghar Farhadi


Análise: o favorito é Woody Allen, mas o prêmio pode muito bem ir para O Artista, dependendo de o quanto a Academia pretende coroar o filme mudo. Margin Call foi uma boa surpresa, mas está fora do papo.


Melhor Roteiro Adaptado


Os Descendentes - Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash É O FAVORITO.

A Invenção de Hugo Cabret - John Logan

Tudo Pelo Poder - George Clooney, Grant Heslov e Beau Willimon

O Homem Que Mudou o Jogo - Steven Zallian, Aaron Sorkin e Stan Chervin

O Espião Que Sabia Demais - Bridget O'Connor e Peter Straughan


Análise: uma categoria mais interessante do que a de roteiro original, neste ano. O favorito é Os Descendentes, mas O Espião Que Sabia Demais é o melhor e também o roteiro mais difícil de ser escrito. Merecia vencer. E claro, não vai.


Melhor Animação:


Um Gato em Paris - Alain Gagnol e Jean Loup Felicioni

Chico & Rita - Fernando Trueba e Javier Mariscal

Kung Fu Panda 2 - Jennifer Yuh HAJA SACO...

Gato de Botas - Chris Miller

Rango - Gore Verbinski


Análise: bizarro. O ano dos gatos pelo visto. O melhor parece ser Um Gato em Paris. Kung Fu Panda 2 é frisbee, Tintim venceu o Globo de Ouro e não foi indicado (VAI ENTENDER!) e Rango deve levar o prêmio.

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OUTRAS CATEGORIAS


Quem deve levar:


Melhor Filme Estrangeiro:

A Separação (Irã)


Melhor Fotografia:

A Árvore da Vida (Emmanuel Lubeski) - pelo amor de Deus, é a melhor fotografia que eu já vi... Embora seja bom manter o olho em O Artista de Guillaume Schiffman, que é em preto e branco.


Melhor Montagem:

Frisbee... Não chuto Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, pois os dois editores já levaram o prêmio ano passado, então fico com O Artista.


Melhor Direção de Arte:

A Invenção de Hugo Cabret, disparado.


Melhor Figurino:

Frisbee... Que o melhor filme de época vença.


Melhor Maquiagem:

Albert Nobss - transformaram a Glenn Close num homem. Não que precisasse de muito, mas vai levar o prêmio por isso.


Melhor Trilha Sonora:

O Artista. As duas indicações de John Williams por Tintim e Cavalo de Guerra, achei desmerecido. Williams é maravilhoso, mas duas últimas composições não foram nada boas. Tintim é totalmente sem personalidade e Cavalo de Guerra é muito exagerado. O Espião Que Sabia Demais de Alberto Iglesias foi uma boa surpresa. É minha favorita.


Melhor Canção:

Muppets... Ninguém vai dar pro Rio.


Melhor Mixagem de Som:

Frisbee... Vou chutar ou Os Homens Que Não Amavam as Mulheres ou A Invenção de Hugo Cabret. Faltou Super 8 nesta indicação. Merecia só pela cena do trem. Melhor mixagem de som do ano, disparado. Vai entender.


Melhor Edição de Som:

Mesma coisa. Faltou também o Super 8.


Melhores Efeitos Visuais:

A Invenção de Hugo Cabret, certeza. Mais uma vez, faltou Super 8 e neste caso, de forma mais gritante, A Árvore da Vida, que tem os efeitos especiais mais lindos e bem feitos da temporada. Douglas Trumbull, pô!

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Análise final: é um ano relativamente fraco, se comparado ao ano passado, com mais decepções do que boas surpresas, como sempre. As boas surpresas foram A Árvore da Vida e Gary Oldman sendo indicados aos principais prêmios da noite, mas infelizmente não irão levar nenhum. Minha única torcida é para O Espião Que Sabia Demais levar alguma coisa - vou sair frustrado. Emmanuel Lubeski é disparado o melhor diretor de fotografia do ano e um dos homens mais inteligentes de Hollywood. Tá na hora dele. Mas vai dar marmelada. O Artista deve levar o prêmio principal da noite, acho muito difícil dar erro, mas a disputa por melhor diretor, roteiro e ator está em aberto. Resta esperar para ver. E você? Qual é seu favorito e quem você acha que vai levar o OSCAR de 2012? Deixe seus comentários e sugestões abaixo e obrigado por acessar o Cinéfilos e Etc. ;D



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